Notícias

MAIORIA DAS CIDADES BRASILEIRAS FICARIA SEM AGÊNCIAS BANCÁRIAS SE BANCOS PÚBLICOS FOSSEM PRIVATIZADOS
Atualmente, dos 5.590 municípios brasileiros, 60,2% contam com uma ou mais agência bancária. 950 municípios (17%) são atendidos apenas por bancos públ

Os bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. O mantra repetido pelo movimento sindical há anos fica evidente ao se analisar os números de agências bancárias espalhadas pelo Brasil. De acordo com o Banco Central, atualmente, dos 5.590 municípios brasileiros, 3.365 (60,2%) contam com uma ou mais agência bancária. 950 municípios (17%) são atendidos apenas por bancos públicos.


Caso os bancos públicos sejam privatizados, 57% das cidades brasileiras ficarão sem agências bancárias. ??A população destas áreas terá que se deslocar para outros municípios para ter acesso a uma unidade bancária e a serviços básicos, como o saque da aposentadoria?, alertou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. ??São lugares que os bancos privados não querem estar. Para eles, só interessa estar onde conseguem lucrar com a população?, disse.


O exemplo mais alarmante é de Rondônia. Dos 15 municípios do estado, apenas seis contam com agências e, em cinco, são só agências de bancos públicos. ??Imagine toda a população do estado ter de ir até a capital para utilizar um banco. ? um absurdo. Os bancos precisam existir para a liberação de crédito mais barato e para o atendimento à população em geral?, finalizou.

Fonte: Contraf-CUT

 

Publicado em: 24/05/2019 / 14:07:00

Eventos


Nenhum conteúdo disponível no momento.


Jornal

O Espelho - Dia de Luta no Banco do Brasil

Download

Entidades

FETRAFI-MG

CONTRAF

CUT Brasil

LINKS IMPORTANTES