

Delegadas e delegados encerraram, na noite deste sábado (23), a 28ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais com a aprovação de propostas que serão levadas para debate nacional, em São Paulo. Ao longo do dia, mesas temáticas discutiram a conjuntura política e econômica, os desafios da categoria e a organização do movimento sindical bancário.
Entre as propostas aprovadas estão reivindicações relacionadas ao reajuste salarial, melhorias nas cláusulas de saúde, condições de trabalho e fortalecimento da atuação sindical. Também foram debatidas questões específicas dos bancos públicos e privados, com a apresentação das propostas construídas nos encontros estaduais realizados em 25 de abril pelos trabalhadores de cada instituição financeira.
O Sindicato dos Bancários de Teófilo Otoni e Região participou ativamente da Conferência, contribuindo com os debates e com a construção das propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional da categoria.
“Mais uma vez, bancárias e bancários de Minas Gerais realizaram uma grande Conferência, marcada por debates qualificados e pela oportunidade de refletirmos sobre o cenário político e econômico que impacta diretamente a nossa mobilização. As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional dos Bancários, em junho, para que possamos construir uma minuta que contemple os anseios da categoria”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato de Belo Horizonte.
Organização do movimento
Na tarde de sábado, uma mesa redonda debateu a organização do movimento sindical bancário. Dirigentes de diferentes regiões do país compartilharam experiências à frente das entidades sindicais e nas negociações com os bancos, além de apresentarem o funcionamento das instâncias de decisão e mobilização da categoria.
O debate foi mediado pelo vice-presidente da Fenae, Cardoso, e contou com a participação de Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato de Curitiba, Carlos Eduardo, presidente da Fetrafi/NE, Rodrigo Britto, presidente da Fetec-CUT/CN, e Reginaldo Askar, da Oposição Bancária do Maranhão.
Representantes da categoria
Também neste sábado foram eleitos os delegados e delegadas que irão representar Minas Gerais nos encontros nacionais e na 28ª Conferência Nacional dos Bancários, marcada para acontecer entre os dias 19 e 21 de junho, em São Paulo.
Além disso, foram indicados os representantes que irão compor as comissões temáticas e as comissões de empresa dos bancos.
Fonte: Sintraf T.O e região com Sindicato dos Bancários de BH e região
Publicado em: 26/05/2026 / 07:55:08