Notícias

Santander: Acordo para compensação de horas negativas aprovado
Início da compensação será adiado de janeiro para março, com a possibilidade de nova prorrogação a depender do cenário da pandemia de coronavírus

Funcionárias e funcionários do Santander aprovaram, em Assembleia virtual realizada nesta terça-feira, 9 de fevereiro, o acordo conquistado nas negociações para o adiamento da compensação de horas extras. Na base do Sintraf T.O e Região, a proposta foi aprovada com 100% dos votos dos participantes.

Após negociação com o Santander, o Movimento Sindical conquistou proposta de Acordo Aditivo para adiamento do início da compensação das horas negativas – incialmente previsto para janeiro – para o mês de março. Este novo prazo está condicionado a análise futura das condições da pandemia de coronavírus, com a possibilidade de nova prorrogação. Além disso, a proposta amplia o período para a compensação de 12 para 18 meses, sendo vetado desconto em folha de pagamento até encerrado este prazo. Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, também é vetado o desconto das horas não compensadas. 

“Quando negociamos o acordo de banco de horas negativas, em setembro, foi previsto o início da compensação em janeiro. Porém, com a continuidade e o agravamento da pandemia, não é seguro o retorno dos bancários ao trabalho presencial e o aumento de jornadas para compensação de horas negativas. Entendemos que o grande avanço que conquistamos nas negociações, que resultaram nesta proposta de acordo, é o compromisso do Santander de não convocar os bancários para imediata compensação de horas. Essa flexibilização, diante do atual cenário da pandemia, é fundamental para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores, sobretudo daqueles incluídos no grupo de risco. Entretanto, seguindo a tradição democrática do Sindicato e demais entidades representativas, a decisão final sobre o acordo cabe aos bancários”, enfatiza a diretora do Sindicato de SP e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias.

“Cobramos ainda que o banco atue no sentido de oferecer funções para estes trabalhadores exercerem de forma remota, evitando assim o aumento do banco de horas negativas a ser compensado”, acrescenta a dirigente. 

Resumo da proposta de Acordo Aditivo para compensação de horas negativas:

- Início da compensação será adiado de janeiro para março, com a possibilidade de nova prorrogação a depender do cenário da pandemia de coronavírus. 

- Ampliação do prazo de compensação de 12 para 18 meses. 

- Vetado desconto em folha de pagamento até encerrado o prazo de 18 meses para compensação. 

- Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, é vetado o desconto das horas negativas não compensadas. 

Fonte: Sintraf T.O e Região com Bancários SP


 

Publicado em: 10/02/2021 / 18:06:00

Eventos


Nenhum conteúdo disponível no momento.


Jornal

Saúde Caixa - Uma conquista histórica!

Download

Entidades

FETRAFI-MG

CONTRAF

CUT Brasil

LINKS IMPORTANTES