Reforma trabalhista começa a atingir call center do Itaú

Banco mudará regras para cumprimento das férias, prejudicando inclusive bancários que já haviam definido a data

São Paulo – Depois do Santander, o Itaú também começou a implantar mudanças prejudiciais aos bancários, respaldado pela nova legislação trabalhista de Michel Temer que passou a vigorar no dia 11 de novembro. Os funcionários do call center lotados no Centro Administrativo Tatuapé (CAT) e no ITM não poderão mais escolher quando entrarão em férias. Mesmo o banco tendo se comprometido a negociar antes, escalas de finais de semana também serão alteradas sem qualquer negociação com o Sindicato.

Saiba o que mudou com a reforma trabalhista de Temer

Antes, o funcionário indicava três datas, e o gestor selecionava uma para o início do período de férias. Os bancários denunciam que foram comunicados a desconsiderar essa seleção, mesmo os que já haviam apontado as datas. Também foram informados de que o setor jurídico e o RH do banco deliberarão sobre as novas regras para o gozo de férias de acordo com as mudanças embarcadas na reforma trabalhista.

A nova lei determina que as férias poderão ser fracionadas em até três períodos, desde que nenhum deles seja menor do que cinco dias, e serão definidas diretamente entre gestor e empregado, em uma correlação desigual de forças, já que o empregador terá o poder de impor a data que melhor convier ao banco, sob a prerrogativa de demitir o trabalhador que não aceitar os termos determinados pela empresa.

“Resumindo, o banco decidirá e o bancário terá de aceitar. As áreas de call center viraram um barril de pólvora, porque muitos trabalhadores com filhos já haviam escolhido a data para coincidir com as férias escolares e estavam na expectativa, mas com essa mudança unilateral e em cima da hora, tudo está em suspenso. Muitos agora sequer sabem quando e como vão poder tirar as férias”, relata o dirigente sindical e bancário do Itaú Júlio César Silva Santos.

Trabalho aos fins de semana – E as mudanças no call center não param por aí. Sem qualquer negociação com o Sindicato, o Itaú mudou as escalas de trabalho aos finais de semana. Antes, o banco seguia um parâmetro que procurava respeitar dois sábados e domingos seguidos de descanso. Com a nova regra, os bancários terão de trabalhar um final de semana a mais, passando a descansar apenas um final de semana ao mês. Com essa alteração, o banco abriu a possibilidade para o bancário trabalhar até cinco plantões seguidos.

“Antes o funcionário tinha a possibilidade de se programar para uma viagem, mas essa mudança irá gerar uma grande sobrecarga de trabalho, o que poderá aumentar os riscos de doença ocupacional e problemas emocionais”, afirma Júlio César, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

“O banco implantou essa mudança sem qualquer diálogo com o Sindicato, mesmo tendo se comprometido a abrir um canal de negociação sobre este tema, o que não fez, impondo novas regras para uma rotina que já era ruim e ficará ainda pior”, protesta Júlio César.

O Sindicato está avaliando as medidas que serão tomadas.

Fonte: Seeb SP

Publicado em: 04/01/2018